quarta-feira, 29 de maio de 2013

O Hino

Não seria justo falar de todos os aspectos, algumas curiosidades e incluir questões a respeito da Austrália se o hino do país fosse esquecido. Além disso, é bom relembrar que neste ano devemos olhar mais para a água como um bem precioso à vida e que deve ser preservado, como foi mostrado nos posts anteriores. Então, aprecie o vídeo abaixo, que mostra o hino australiano (Fonte do vídeo: YouTube).


A letra do hino, chamado de "Advance Australia Fair", ("Avance, Justa Austrália") se encontra logo abaixo, caso queira cantar:

"Australians all let us rejoice,
For we are young and free,
We've golden soil and wealth for toil;
Our home is girt by sea;
Our land abounds in nature's gifts
Of beauty rich and rare;
In history's page, let every stage
Advance Australia Fair.
In joyful strains then let us sing,
Advance Australia Fair.

Beneath our radiant Southern Cross
We'll toil with hearts and hands
To make this Commonwealth of ours
Renowned of all the lands;
For those who've come across the seas
We've boundless plains to share,
With courage let us all combine
To Advance Australia Fair.
In joyful strains then let us sing,
Advance Australia Fair."


Fonte da letra: Vagalume

domingo, 26 de maio de 2013

Para concluir, mais questões

Com mais alguns posts abordando outros aspectos australianos, é justo que sejam acrescentadas questões de revisão sobre os temas. No entanto, elas serão mais 'interativas' do que as anteriores, embora estejam em menor quantidade (8 apenas; três de vestibulares).

01. (Ufu) Seu território apresenta na porção costeira leste e sudeste suas maiores aglomerações urbanas. As elevações mais significativas, com importantes reservas de cartão mineral, correm paralelas à planície costeira oriental, interpondo-se às massas de ar úmidas e concentrando a precipitação nestas planícies. Os ventos secos que ultrapassam esta barreira vão para a região central, onde em grandes planícies desenvolve-se a pecuária bovina e ovina. Para o oeste encontram-se grandes formações desérticas de areia e pedra. O extremo ocidental deste país tem uma cobertura vegetal do tipo savana-estepe, com pequena densidade demográfica.

Essa descrição refere-se à
a) Argélia.
b) Argentina.
c) Austrália.
d) Armênia.

02. Observe a charge.



Ela faz alusão a um aspecto da Austrália, que pode ser resumido como:
a) Uma aproximação com os países asiáticos, e um distanciamento completo de todos os outros continentes.
b) Uma gradativa dependência econômica, em especial com a China, que chegará ao ponto de a economia australiana estar 'devorada' pela chinesa.
c) Uma parceria comercial apenas entre Austrália e China, que pode afetar os rendimentos de blocos como a Opep.
d) Uma pacto ambiental entre China e Austrália, visando preservar as espécies únicas que existem no território australiano.

03. A imagem a seguir resume alguns aspectos da Austrália:



Marque a alternativa mais próxima de todas as características representadas na imagem.
a) A localização geográfica da Austrália faz com que ela tenha uma fauna única e grande diversidade marinha, além de o país ter cidades altamente desenvolvidas como Sidney.
b) Os traços únicos da fauna australiana podem ser representados pelo canguru e a característica Barreira de Corais, embora essa diversidade resumida afete os interesses australianos, o que fez o país reduzir as taxas de turismo, propositadamente.
c) Os principais símbolos australianos são o avanço econômico e a preservação da fauna única existente no território, que é altamente povoado.
d) A prosperidade econômica do país e a grande biodiversidade são frutos de um território com climas temperados mais voltados a baixas temperaturas.

04. Com base neste vídeo, (Fonte: YouTube) marque a alternativa correta sobre a biodiversidade australiana.

a) Embora o país tenha uma variedade única, tanto de animais quanto vegetais, é necessário tomar medidas que, gradativamente, tornem a fauna australiana mais parecida com a dos demais países, visto que isso não trouxe bons resultados para a economia do país.
b) A Austrália é um país com características ambientais únicas, devido ao isolamento geográfico, e isso é refletido na biodiversidade nacional. No entanto, os parques nacionais vêm impedindo o avanço econômico do país.
c) Embora o canguru seja o principal símbolo da singularidade natural australiana, ele vem causando desequilíbrios ecológicos, principalmente nas áreas de preservação ambiental.
d) Os animais mais destacados na Austrália, como o canguru, vêm ocupando áreas de preservação ambiental, o que não deveria acontecer, de forma excessiva, levando à 'imigração' das demais espécies para as grandes cidades.

05. (Unirio) Assinale a afirmação INCORRETA sobre a Oceania e os países que formam esse continente.*
a) O setor agropecuário na Austrália apresenta uma elevada participação nas exportações, e a pecuária constitui uma das principais fontes de riquezas.
b) A Austrália possui uma das mais baixas densidades demográficas do mundo e sua população concentra-se no litoral e nas regiões mais úmidas.
c) A agropecuária na Nova Zelândia ocupa grande parte de seu território; é uma atividade muito importante economicamente, responsável por grande parte das exportações de produtos industriais.
d) Ao todo, a Oceania é formada por 4 grandes ilhas; a maior que representa o território australiano, e 3 ilhas menores, que formam o arquipélago da Nova Zelândia e a ilha da Tasmânia, que constituiu um país independente.
e) Durante o processo de ocupação da Nova Zelândia pelos ingleses, a população nativa teve suas terras usurpadas e grande parte de sua população dizimada. Hoje a população é predominantemente branca.

* Apenas com os conhecimentos sobre a Austrália é possível resolver a questão anterior.

06. Sobre a arte e/ou os esportes australianos, é errado afirmar que:
a) A arte já existia no país antes da colonização britânica, na forma de pinturas rupestres.
b) Os esportes, como cricket e tênis, são um gosto generalizado do povo australiano, que também se preocupa em manter os traços artísticos, com a conservação da arte antiga.
c) Embora os australianos gostem muito de futebol, o esporte tem 'variações regionais' ao longo do território.
d) Conforme a pintura (em tela) australiana se desenvolveu ao longo da colonização, (e devido à participação britânica) junto com o futebol, esportes europeus como golfe e tênis foram tomando conta dos australianos, que, atualmente, preferem esses esportes a, por exemplo, o surf.

07. (UFMS - Adaptada) Recentemente, a Austrália foi considerada referência como modelo de desenvolvimento econômico alternativo para as nações emergentes. Distante das áreas sob influência imediata das grandes potências mundiais, a Austrália desenvolveu-se de modo sustentável sobre seu território, de aproximadamente 7,7 milhões de km², ocupado por quase 21 milhões de habitantes, em 2007. Sobre esse país com características continentais, são feitas as seguintes afirmações:
 
 
 
 
 

A soma das afirmativas corretas é:
a) 11.
b) 12.
c) 13.
d) 19.

08. A Austrália tem alguns fatos curiosos mencionados nas afirmações a seguir.

I. Paralelo ao grande desenvolvimento tecnológico, há uma tentativa de preservação ambiental, o que é surpreendente.
II. A "Fraser Island", a maior ilha de areia do mundo, é um território australiano situado a oeste da Tasmânia. Esse é um fato muito curioso.
III. A Tasmânia também surpreende porque seu nome deriva do navegador Bob Thasman e é considerado o local com o ar mais puro do mundo. Isso é raro de se encontrar no mundo moderno e mecanizado.
IV. A nomenclatura 'canguru' surgiu de um mal entendido entre dois aborígenes, o que é bem estranho.

É correto o que foi afirmado em:
a) I, apenas.
b) III, apenas.
c) I e III.
d) I, II e IV.
e) I, III e IV.

Se quiser conferir quais questões acertou, o gabrito está logo abaixo:

1. C                  
2. B                  
3. A                  
4. C                 
5. D                 
6. D                 
7. C (1 + 4 + 8
8. C                 

Para conferir mais questões sobre o conteúdo, (e as respostas) acesse:

Exercícios sobre a Oceania

Para finalizar, aprecie o GIF que resume os aspectos destacados da Austrália. (Clique na imagem caso não consiga ver a animação)

Agradecemos pela leitura!

sábado, 25 de maio de 2013

Biodiversidade australiana


De fato, o isolamento geográfico da Austrália faz que com que ela tenha características únicas, principalmente nas áreas ambientais. O país tem a maior biodiversidade marinha de todo o mundo, (32.889 espécies identificadas, até agora) seguido de Japão (32.777 espécies) e China (22.365 espécies). Essa pesquisa científica, chamada de projeto Censo, durou cerca de 10 anos e revelou que há mais crustáceos do que peixes no mar.

Fora da água, a Austrália também tem um destaque, já que aproximadamente 80% das espécies australianas (incluindo animais e plantas) é única do país. A flora conseguiu se desenvolver apesar das condições climáticas, (mais voltadas ao calor) e algumas plantas, para manter a espécie, sofreram mutações ao longo da história; a Macrozamia Moorei (na imagem) é uma das espécies vegetais mais antigas que precisou se alterar, visando a sobrevivência. Também ganham destaque os "bosques australianos", que misturam samambaias, eucaliptos e arbustos, além de serem muito resistentes.

A fauna é ainda mais conhecida, com espécies como: canguru, dingo, coala, ornitorrinco, dentre outros. No entanto, a maioria dos animais australianos é encontrada fora do ambiente natural, embora possam ser vistos em determinadas áreas. O governo australiano criou parques nacionais para preservar tal biodiversidade, que o fazem tanto em vegetais quanto animais, além das medidas que visam manter o ambiente marinho (que foram mencionadas em posts anteriores).

Fontes/Referências:

Esporte na Austrália


Já ouviu falar em Cricket?
Além da riqueza mineral e das variações climáticas, a Austrália (ou melhor, o povo australiano) é conhecida pelo fanatismo desportivo, principalmente o futebol. No território australiano são feitos diversos esportes, dentre os quais devemos destacar: (além do football) golfe, tênis, cricket, maratonas, automobilismo e surf.

O futebol australiano varia dependendo da região, mas todas as variações são chamadas de 'footy'. Além disso, esse esporte teve início (na Austrália) em Melbourne (no estado de Victória). O tênis é outro esporte destacado na Austrália, apoiado pelo fanatismo do povo australiano. O golfe é mais voltado para lazer, em que há vários campos (públicos e privados) no território da Austrália, e que pode contar até mesmo com destaques internacionais do esporte. Um esporte bem característico dos australianos é o cricket, que é muito praticado desde o cotidiano estudantil até as grandes seleções, além de atrair o entusiasmo do público.

Esportes como maratona e Fórmula 1 são bem recepcionados pelo público, mas não tanto quanto o surf, que é a principal marca do povo australiano, em que os points para surfar estão lotados todo o dia; ao ponto de poder gerar um estereótipo de que todo australiano surfa. No entanto, todos os esportes são muito adorados pelo povo, embora alguns sejam mais do que os outros.

Fontes/Referências:

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Arte australiana e mais sobre sua cultura.

A arte australiana é riquíssima, diversificada e valorizada no mundo. Sua história começa há cerca de 40 mil anos atrás, quando os indígenas aborígenes praticavam, pela pintura rupestre em cavernas e pedras, o naturalismo, retratando o que viam na natureza. Tais antigas expressões artísticas ainda são bem conservadas atualmente no país, destacando-se os museus no sul da Austrália, sobretudo o South Australia Museum, em Adelaide, sendo muito valorizadas como formas de analisar como era a vida na época desses antigos habitantes australianos.

A pintura rupestre, feita pelos antigos aborígenes, representa a expressão artística mais antiga da Austrália.


Curiosamente, as primeiras pinturas em tela do país foram feitas por prisioneiros britânicos (que eram enviados para cumprir pena na Austrália, no início da colonização, em 1788, como já foi visto aqui), também praticantes do naturalismo. A pintura moderna somente se iniciou em 1913, com Nora Simpson.

No cinema, muitos filmes da indústria norte-americana de cinema (Hollywood) foram gravados em território australiano, como Scooby DooPriscilla-Queen of the Desert e outros. A música, ópera, teatro e dança  (que também conserva aspectos culturais aborígenes) também merecem destaque.

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Curiosidades e observações.

Após tratarmos acerca da cultura, política, meio ambiente e história da Austrália, vejamos algumas curiosidades que possam acrescentar um pouco mais ao que foi visto.

Iniciando por uma que remete a um aspecto histórico, entendemos que o país foi agregado ao domínio britânico pelo explorador e navegador James Cook, em 1770. Todavia muitos acreditam que, ao desembarcar no território, Cook encontrou um aborígene ao lado de um Canguru, e então perguntou qual era o nome do animal. O indígena respondeu: Kangaroo. Sabe-se que, na língua local, kangaroo significava algo semelhante a: "eu não entendo o que você está falando". Fato é que o nome do animal (que atualmente é símbolo australiano, encontrado-se no brasão do país) permanece até hoje.

O canguru é um animal típico da fauna australiana, e nos leva a uma curiosidade. 

Agora em aspectos naturais, a nação possui a maior ilha de areia já descoberta: a "Fraser Island", na costa de Queensland. Outro fato é que, em território australiano, encontra-se o local dito como de ar "mais puro" do mundo: a ilha da Tasmânia (que, no caso, nos leva a outra curiosidade, já que ela tem esse nome em homenagem ao navegador Bob Thasman).

Apesar de tudo, o que impressiona é o número de inovações tecnológicas criadas pelo país da Oceania, que não só assina a invenção do ouvido biônico e sonda dermatológica, por exemplo, mas também da caixa preta (dos aviões) e a introdução de equipamentos nanotecnólogos. Fato é que esses e outros avanços tecnológicos são consequências dos investimentos australianos na área da ciência.

Fontes e referências (acesse também para encontrar mais fatos curiosos):
http://www.kangarootours.com.br/intercambio/australia/curiosidades.html
http://www.west1.com.br/bck/west/bck/pages.php?recid=97
http://paises.hlera.com.br/oceania/australia/curiosidades-sobre-a-australia.htm

terça-feira, 21 de maio de 2013

Revisando os posts

Se você quiser testar seus conhecimentos sobre a Austrália, abaixo se seguem algumas questões sobre o conteúdo comentado nos posts anteriores. Das 10 questões, cinco são retiradas de vestibulares, enquanto as demais são especificamente sobre os posts, no entanto, podem acrescentar conteúdos ao que foi visto anteriormente.

01. (Cesgranrio) A posição da Austrália, em relação às rotas de navegação, foi um dos motivos que retardou a incorporação de seu território ao horizonte geográfico europeu. Sua ocupação só viria a ocorrer de modo efetivo a partir do século XVIII, e seria marcada pela influência de fatores naturais, o que pode ser constatado pela:

a) descoberta de jazidas de ouro que atraíram milhares de imigrantes a partir de 1850.
b) existência de forte atividade madeireira, nas áreas de vastas florestas de coníferas, na porção oeste do país.
c) implantação de lavouras de exportação de cana-de-açúcar e cacau, devido à abundância de água, em todo o território.
d) ocorrência, no centro do país, de solos tropicais de alto potencial de aproveitamento para o cultivo de trigo.
e) característica montanhosa do relevo, o que impediu a integração da rede de transportes no sentido norte-sul.

02. Sobre a Austrália, são feitas as seguintes afirmativas:

I. Possui indústria com pouca diversificação, já que é muito dependente do capital chinês.
II. Embora tenha uma riqueza natural grande, o clima predominante impede o total povoamento do território.
III. Suas principais relações comerciais são com Japão, Estados Unidos e Inglaterra. No entanto, a China vem se relacionando cada vez mais com o país.
IV. O turismo é outro ponto forte da economia desse país, embora tivesse sido prejudicado com a valorização do dólar australiano.

As únicas afirmativas corretas são:
a) I, III e IV
b) III e IV
c) I e III
d) II, III e IV
e) II e IV

03. A Austrália, apesar de ter todo o território rodeado por água, ganhou leve destaque com um fato em 2009; uma cidade havia proibido o consumo de água engarrafada. Esse fato mostra que a sociedade australiana está se conscientizando cada vez mais e agindo para defender o que pensa. Isso é um retrato de que:
a) o povo australiano quer o total boicote às indústrias chinesas, responsáveis por arruinar ambas economia e cultura do país.
b) o povo australiano procura, aos poucos, monopolizar a economia em torno da mineração e exportação de minérios.
c) o povo australiano vem se conscientizando dos danos ocasionados pela indústria e procura preservar a beleza natural do país.
d) o povo australiano reivindica mais atenção às áreas diferentes da mineração, visando apenas obter avanços econômicos.
e) o povo australiano está querendo apenas seguir o exemplo de outros países desenvolvidos, independente da preservação ambiental.

04. (Ufu) A Austrália no ano de 2000 esteve focalizada pela mídia em virtude de ser sede dos jogos olímpicos.
Assinale a que identifica as principais características geográficas deste país.
a) Os nativos australianos foram praticamente dizimados com a ocupação europeia, e os que restaram se encontram hoje totalmente assimilados à cultura dos brancos.
b) Possui população rural reduzida, centros urbanos concentrados no sudeste do país, com base econômica derivada dos produtos agropecuários e da mineração.
c) Possui 40% do seu território recoberto por florestas tropicais e importantes indústrias de produtos manufaturados.
d) A maior parte do território é constituída por desertos, predominando população rural com economia baseada em recursos primários.

05. (Cftce) A economia australiana recebeu grandes investimentos estrangeiros após a Segunda Guerra Mundial, o que provocou intensa internacionalização da sua economia. Vários setores de sua economia (indústria automobilística, farmacêutica, de cosméticos, petrolífera, de mineração) encontram-se em poder, sobretudo, de empresas ou de capitais:
a) britânicos, japoneses e norte-americanos
b) chineses, brasileiros e franceses
c) japoneses, franceses e britânicos
d) norte-americanos, japoneses e alemães
e) britânicos, japoneses e chineses

06. (Ufg - Adaptada) A Austrália, sede dos últimos Jogos Olímpicos do século XX, faz parte da Oceania, o continente chamado de "Novíssimo Mundo", por ter sido o espaço mais recentemente conquistado pelos europeus. São fatores que caracterizam a Oceania:

(  ) a presença, ainda hoje, de povos subordinados às potências mundiais, como os das possessões norte-americanas, francesas e inglesas.
(  ) a heterogeneidade econômica, marcada pela presença de dois países ricos - Austrália e Nova Zelândia -, ao lado dos demais, extremamente pobres.
(  ) a homogeneidade lingüística e cultural, fruto da ocupação francesa em todo o continente.
(  ) a existência de uma exótica fauna de marsupiais, típica do continente.

A sequência correta (em V ou F) das afirmativas é:
a) V - V - V - V
b) V - V - F - F
c) F - V - F - F
d) V - V - F - V
e) V - F - V - V

07. A economia australiana possui vários aspectos. Marque a afirmativa que contém dois corretos.
a) A produção industrial é muito diversificada e é mais desenvolvida nas áreas do sudeste, em especial Sidney.
b) A predominância do clima mediterrâneo na Austrália faz com que quase todas as áreas sejam igualmente desenvolvidas, o que diminui a necessidade de importações.
c) A economia da austrália vem sendo disputada por Japão e China, o que favorece uma maior aproximação australiana com a Inglaterra.
d) Apesar de exportar muito, a Austrália não tem indústria diversificada.
e) Na economia australiana ganha destaque a área de mineração, embora o turismo seja o principal 'suporte econômico'.

08. (Fei) A Austrália realizou, em novembro deste ano, um plebiscito para escolher entre Monarquia e República. Sobre a Austrália e sua organização política, é INCORRETO afirmar que:
a) está ligada à Inglaterra pela Commonwealth Britânica
b) tem como chefe de Estado a rainha Elizabeth II
c) é uma monarquia parlamentarista
d) apesar de ser um país independente, seu Primeiro-Ministro é o mesmo que o da Inglaterra
e) foi uma colônia inglesa e tornou-se independente no século XX

09. "A Austrália, que teve colonização (1), é um país desenvolvido situado na Oceania, conhecida por Novíssimo Mundo. Além da mineração, uma área de destaque é (2). O país também é conhecido como o maior exportador de (3) e possui (4) como clima predominante. Nele há, também, um regime (5)."

A frase se torna adequadamente completa com as palavras 1, 2, 3, 4 e 5, respectivamente:

a) britânica - o comércio - algodão - mediterrâneo - ditatorial
b) britânica - o turismo - lã - seco - monárquico com parlamento
c) norte-americana - a pecuária - diamante - mediterrâneo - democrático
d) espanhola - o turismo - açúcar - úmido - liberalista
e) britânica - a agricultura - lã - seco - monárquico com parlamento

10. A regionalização australiana é muito parecida com a brasileira. Logo, é possível fazer comparações entre os dois países. Relacione cada estado com o (s) equivalente (s) brasileiro (s) que tiver (em) mais características semelhantes.

1. Victória                                 (   ) São Paulo
2. Nova Gales do Sul              (   ) Distrito Federal
3. Território do Norte               (   ) Pará/Amazonas
4. ACT                                      (   ) Rio de Janeiro
5. Queensland                         (   ) Ceará/Minas Gerais

a) 4 - 2 - 1 - 3 - 5
b) 2 - 4 - 3 - 5 - 1
c) 1 - 4 - 5 - 2 - 3
d) 2 - 4 - 3 - 1 - 5
e) 1 - 4 - 3 - 2 - 5











Caso deseje saber o gabarito, ele está logo abaixo:

1. A                                       
2. D                                      
3. C                                      
4. B                                      
5. A                                      
6. D                                     
7. A                                     
8. D                                     
9. B/E                                 
10. D                                   

Água - Consumo e Conservação

Como foi mencionado anteriormente, estamos no ano internacional da cooperação pela água, em que deve haver uma maior conscientização sobre os problemas ambientais, principalmente os relacionados a esse líquido, que é muito importante à vida.

Porcentagem de água potável
A água é um recurso muito consumido desde a ingestão que fazemos (apenas para 'matar a sede') até o abastecimento de grandes cidades, seja para uso elétrico, industrial ou de uso doméstico. No entanto, a disponibilidade desse recurso vem reduzindo muito, apesar de ele, na verdade, não ter diminuído sua quantidade desde antes de Cristo (a quantia é a mesma, mas a população humana aumentou, e a disponibilidade de água proporcionalmente diminuiu).

Conforme a água potável representa apenas 3% de toda a quantia existente, (97% não é potável, ou seja, imprópria para consumo) devemos adotar práticas que consigam manter um nível de consumo adequado (não muito maior do que a quantia potável). O exemplo citado anteriormente (da cidade australiana que proibiu venda de água engarrafada) mostra que a tendência é passarmos a nos conscientizar cada vez mais sobre os problemas ambientais e passar a os resolver o mais cedo possível (ou menos tarde).

Nos anos 80, Melbourne conseguiu reduzir o consumo de água em 30%, mostrando que o povo australiano já tem uma consciência ecológica desde um bom tempo; mas isso deve ser aumentado, para que todo o mundo adote práticas de preservação ambiental. Por causa desses motivos, dentre outros, (como poluição das águas, desperdício, racionamento...) a ONU declarou 2013 como o Ano Internacional da Cooperação pela Água.

Fontes/Referências:

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Aspectos naturais.

Os aspectos naturais australianos são riquíssimos e muito variados. Pelo grande território, o país apresenta uma extensa fauna e flora, além de uma diversidade em clima, relevo e vegetação.

Em uma análise geral, observamos que existe uma predominância do clima seco (variando em árido e semiárido), apesar da existência do clima tropical (tanto tropical úmido quanto subtropical, mais nas regiões ao Sudeste, Norte e Noroeste) e também do Mediterrâneo (presente no Sul do país).

Partindo disso, logo entendemos mais acerca da vegetação, uma vez que, pela maior presença do clima seco, consequentemente existem mais desertos (com vegetação rasteira) , a partir da erosão que o solo sofre nessas áreas de baixa pluviosidade. Aliás, o clima e solo dessas áreas são tão secos (desfavorecendo a moradia e a agricultura) que as mesmas apresentam os menores índices populacionais do país. Entretanto, também existem florestas tropicais, justamente nas regiões mais úmidas e não à toa mais populosas.

A vegetação rasteira, característica das áreas desérticas australianas, é abundante no território.

Uma curiosidade interessante é que a estrutura de relevo australiana é bem antiga, por isso, apesar da predominância de planaltos, estes são de elevações apenas suaves, sem a presença de nenhuma grande cadeia montanhosa, mas sim de baixa altitude.

E nesse belíssimo e diversificado ambiente australiano, existem milhares de plantas e animais, preenchendo sua flora e fauna, respectivamente, apesar do grande número de espécies com risco de desaparecer, isto é, de extinção.

Fontes e referências:
Aspectos físicos australianos.
Aspectos naturais da Austrália; Por Eduardo de Freitas


Austrália e a Água

Uma simples garrafa pode afetar a natureza ao longo de um ano
Conforme estamos no "Ano Internacional da Cooperação pela Água", nada mais justo do que falar sobre esse assunto, relacionando-o com a Austrália.

Embora seja um país (praticamente todo o continente da Oceania) rodeado por água, a Austrália não tem um bom histórico de medidas que visassem a preservação dessa "fonte de energia", mas sua meta é reduzir o grande consumo de água no país.

Um exemplo de tentativa ocorreu em 2009, quando uma comunidade na cidade de Bundanoon decidiu, praticamente por unanimidade, proibir a venda de água engarrafada, devido aos possíveis efeitos ambientais causados por tal produção. Essa decisão havia começado quando uma empresa engarrafadora quis extrair água do aquífero. A cidade passou a ser conhecida como a primeira que tomou tal medida (e com total apoio da população).

Paralelamente, a situação australiana, em relação à água, mantém-se num nível problemático, pois o país, com dados de 2012, é o segundo maior consumidor de água no mundo, (cerca de 493 litros por dia) perdendo apenas para os Estados Unidos (595 litros por dia). Recentemente, em fevereiro deste ano, o grupo WWF (ligado à ONU) criticou as medidas de preservação aquífera na Barreira de Corais tomadas pela Austrália, alegando que tinham falhas e deveriam ser feitos mais investimentos na região, que passou a ser considerado um patrimônio mundial "em perigo".

Embora a situação econômica australiana tenha sido mais voltada às indústrias e mineração, (além das exportações) o governo tem feito investimentos para visar a preservação ambiental da Austrália, que, devido ao seu isolamento geográfico, tem fauna e flora diferentes do que costumamos ver.

Fontes/Referências:

domingo, 19 de maio de 2013

Sobre a sua história.

Antes de ser colônia britânica, a Austrália era habitada pelos aborígenes. Nessa época, existiam mais de 500 tribos e 300 dialetos distintos. É interessante analisar que ela já havia sido descoberta por portugueses, espanhóis e holandeses, mas que não se interessaram pelo território. Somente em 1770, o navegador inglês James Cook não apenas o encontrou, como também o reivindicou ao domínio britânico, batizando de Nova Gales do Sul. Entretanto, a colonização só iniciou, de fato, 18 anos depois, em 1788.

De início, eram enviados para a Austrália exclusivamente prisioneiros, processo que foi interrompido cerca de 40 anos depois, quando praticamente todos eles já haviam cumprido os anos de pena e começaram a realmente morar na então colônia, marcando o povoamento na região.

Cartaz do atlas de Nicholas Vallard, provavelmente retratando a costa nordeste australiana. Fonte: Biblioteca Nacional da Austrália


Em 1851, ocorreu um fato marcante: a descoberta de ouro no Sudeste australiano. Tal acontecimento atraiu aventureiros britânicos, chineses e do mundo inteiro, provocando até muitos conflitos pelo minério.

Em 1901 o país se proclamou autônomo do domínio britânico, mesmo que seja evidente que ele só adquiriu uma real independência político-econômica na década de 60, com a exploração de minérios e crescimento industrial que marcaram a expansão econômica australiana.

Fontes e referências:
História da Austrália
História australiana.; por Thais Pacievitch.




sábado, 18 de maio de 2013

Regiões da Austrália

A Austrália é dividida em estados, assim como todo país grande. No entanto, alguns se destacam mais do que outros (bem como as cidades). Para uma rápida compreensão das regiões desse país, haverá comparações com o Brasil, já que nele há diferenças regionais.

Em uma visão simplificada, a divisão australiana é a seguinte:


Apesar de os nomes na imagem estarem em inglês, esses serão apresentados em português. Geograficamente, temos:
  • Nova Gales do Sul (New South Wales na imagem) - Contém Sydney como capital, que é a maior cidade do país, (1/3 da população total) além de outras cidades importantes, como Newcastle. As principais indústrias na Austrália estão situadas a sudeste da região. Devido ao status econômico e à posição geográfica, podemos considerar esse estado como "São Paulo da Austrália".
  • Território do Norte (Northern Territory na imagem) - Possui Darwin como capital, além de ter várias paisagens naturais, como o Ayers Rock (ou Uluri, que é o maior monólito do mundo) e o parque nacional Kakadu. Analogamente, esse estado seria o "Pará da Austrália", pela posição, embora tenha semelhanças com o Amazonas.
  • Austrália Ocidental (Western Australia na imagem) - A capital é Perth, que possui 3/4 da população estadual. Além disso, é o estado australiano mais extenso, embora também seja o menos povoado. Sua área vem sendo usada, principalmente, para extração de ouro e minérios. Pela densidade demográfica, podemos considerar esse estado como "Amazonas da Austrália".
  • Victoria - Tem Melbourne como capital e é o menor estado continental australiano, embora seja o segundo mais populoso. A capital também é a segunda com maior população, e conseguiu se desenvolver com a extração de ouro, além de ser conhecida por "capital cultural australiana" e ter sido a cidade em que surgiu o futebol no país. Economicamente, podemos considerar esse estado como "Rio de Janeiro da Austrália".
  • Austrália do Sul (South Australia na imagem) - Contém Adelaide como capital, que é a quinta cidade mais populosa. Por causa do clima quente e pelo fato de ser o quarto estado populoso, (não por causa da posição geográfica) podemos considerar esse estado como a "Bahia da Austrália".
  • Queensland - A capital, Brisbane, é a terceira mais populosa; e o estado é conhecido por sua Barreira de Corais e possui dias ensolarados, que favorecem a ida às praias. Geograficamente, esse seria o "Ceará da Austrália"; no entanto, algumas características podem o tornar como "Minas Gerais da Austrália".
  • Tasmânia - É o menor estado australiano, que contém Hobart como capital, além de várias atrações ambientais (parques nacionais). De certo modo, podemos comparar esse estado a Fernando de Noronha.
Vale ressaltar, também, que a capital australiana, Canberra, está situada em uma área própria, ("Distrito Federal da Austrália") denominado Território da Capital Australiana, (ACT, como está retratado na imagem) que se situa dentro de Nova Gales do Sul. Além disso, seria bom saber que, durante um bom tempo, Queensland e New South Wales já foram um só estado, que foi dividido após a autorização da rainha Vitória, (na verdade, Queensland se separou de Nova Gales) em 1859.

Charge satirizando a separação de Queensland e Nova Gales do Sul, o que teria motivado o surgimento dos gritos de guerra estaduais


Fontes/Referências:

O comércio australiano e mais sobre sua economia.

Aprofundando acerca da economia australiana, mas também tratando do seu comércio, observamos que o país tem fortes relações comerciais exteriores, sendo, no ranking do FMI, o 18º principal mercado mundial.

Como já foi citado na postagem anterior, a Austrália teve um grande crescimento econômico após a 2ª Guerra Mundial, tanto no setor industrial quanto no minerador, o que levou a muitos lucros com a exportação e, mais a frente com a consequente formação de um mercado consumidor interno, a necessidade de importar produtos, garantindo um ativo comércio, seja vendendo ou seja comprando mercadorias.

O comércio exterior Australiano, apesar da queda em 2009, vêm em crescimento, segundo recentes dados de 2010.

Como também já foi citado anteriormente, ocorreu, nos últimos anos, uma grande entrada de capital chinês em seu mercado interno, o que já representa cerca de 20% do total de suas importações (47,8 bilhões de dólares). Apesar de tudo, o país também exporta bastante para a China, em 27% do total das exportações (74,2 bilhões de dólares). Em uma visão geral, destacam-se, na importação, as máquinas, metais não-ferrosos e produtos químicos. Já na exportação, minérios, carvão e petróleo.

Apesar de ser um país da Oceania, a Austrália prefere comercializar com países asiáticos, como Tailândia, Coreia do Sul, China e Japão. O Brasil ainda não é um de seus fortes parceiros comerciais, apesar das relações entre ambos os países estarem melhorando, como mostra o gráfico abaixo.

O comércio entre Brasil e Austrália apresenta crescimento.

Fontes e referências:
Arquivos e indicadores econômicos.; da "Brasil Global Net".




sexta-feira, 17 de maio de 2013

Economia australiana no mundo

Em uma análise geral, a economia australiana ganhou impulso após a 2ª Guerra Mundial, com o avanço das indústrias na região; embora isso tenha gerado, inicialmente, um monopólio industrial em Sidney e Melbourne. Outras regiões conseguiram obter sucesso industrial, como Vitória e Nova Gales do Sul; o que foi favorecido pela riqueza mineral do território australiano, levando ao rápido desenvolvimento das práticas de mineração no país.

Não só a mineração representa um grande potencial australiano, mas a agricultura contribui muito para a economia do país. O que favorece os lucros na Austrália é a grande diversidade industrial (alimentação, tecnologia de ponta, indústrias de papeis...) e agrícola (uva, trigo, algodão, ...). No entanto, a produção mineral é, de certa forma, mais importante do que as demais, pois o país é um grande exportador de minérios (principalmente diamante, carvão e alumínio).

As palavras destacadas no parágrafo anterior representam alguns dos itens mais importantes na economia australiana, que é a maior produtora de lã e direciona sua tecnologia de ponta aos países da Ásia (mais voltada à exportação). Além disso, o turismo é outra atividade econômica muito relevante, embora atualmente tenha caído com a valorização do dólar australiano, assim como a produção manufaturada.

Charge que demonstra a queda da produção manufaturada na Austrália e a importância da mineração (crédito da charge ao autor; Fonte: Erepublick.com)


Os investimentos na área mineradora são tão grandes que, para desenvolver os demais setores, foi necessária a participação da RBA (Banco da Reserva da Austrália, em português) no incentivo a investir nessas áreas. É também interessante saber que, em 2006, a produção industrial australiana ficou parada, devido a entrada de produtos chineses no mercado interno.

"Nós já chegamos?" é a pergunta que satiriza o possível destino da economia australiana: ser 'devorada' pela China (crédito da charge ao autor; Fonte: 'Rebalancing' economy will be drawn out)

Fontes/Referências:
Vinícius

Política

Tradicionalmente, a Austrália, desde que se proclamou Estado autônomo em 1901, apresenta estabilidade político-governamental. Mas para entendermos o sistema político australiano, devemos considerar que o país, mesmo independente do Reino Unido, determina a Rainha Elizabeth II como sua monarca por uma questão de respeito (semelhante ao que o Canadá apresenta).

Assim, a Austrália é uma Monarquia parlamentarista, onde a autoridade máxima do país é também a monarca britânica, apesar de que esse cargo seja meramente simbólico (por uma questão de respeito, como já foi citado), o que faz com que o real administrador do poder executivo seja, de fato, o Governador-Geral, que indica o Primeiro-Ministro (que vem logo abaixo). 


Parlamento Australiano, na capital Camberra.

Da mesma forma como ocorre no Brasil, por exemplo, o sistema australiano apresenta bicameralismo (leia mais aqui), isto é, a presença de duas Casas políticas administrando o país (no caso, o Senado e a Casa dos Representantes). 

Um fato interessante é analisar que o país apresenta a mesma Constituição desde sua independência, em 1901.

Cultura.

A cultura australiana é muito diversificada, o que pode ser explicado, principalmente, por dois eventos históricos importantes para o país: a colonização e o período pós-2ª Guerra Mundial.

Antes da chegada britânica, a cultura australiana era essencialmente dos indígenas aborígenes. Entretanto, durante e após a colonização, os aspectos culturais europeus (como a religião cristã, por exemplo), foram impostos ao povo local, como ocorre em todo processo colonizador. Esse foi o primeiro contato da cultura indígena australiana com outros povos.

 
A colonização Britânica impôs aspectos culturais europeus. Hoje, mais de 20% da população australiana tem origem europeia.

Após a Segunda Grande Guerra, a Austrália iniciou um processo de estabilização político-econômica, o que atraiu imigrante europeus (já que a Europa ainda se reconstruía da guerra) e sul-americanos em busca de melhores condições de vida no país. É importante analisar que a maior parte dos imigrantes se instalou fixamente no país.

Lembrando que processos como esses também ocorreram após a 1ª Guerra Mundial e ainda ocorrem atualmente, transformando a Austrália cada vez mais em uma nação multi-cultural.

Fontes e referências:
Cultura, sociedade e economia.