quinta-feira, 23 de maio de 2013

Arte australiana e mais sobre sua cultura.

A arte australiana é riquíssima, diversificada e valorizada no mundo. Sua história começa há cerca de 40 mil anos atrás, quando os indígenas aborígenes praticavam, pela pintura rupestre em cavernas e pedras, o naturalismo, retratando o que viam na natureza. Tais antigas expressões artísticas ainda são bem conservadas atualmente no país, destacando-se os museus no sul da Austrália, sobretudo o South Australia Museum, em Adelaide, sendo muito valorizadas como formas de analisar como era a vida na época desses antigos habitantes australianos.

A pintura rupestre, feita pelos antigos aborígenes, representa a expressão artística mais antiga da Austrália.


Curiosamente, as primeiras pinturas em tela do país foram feitas por prisioneiros britânicos (que eram enviados para cumprir pena na Austrália, no início da colonização, em 1788, como já foi visto aqui), também praticantes do naturalismo. A pintura moderna somente se iniciou em 1913, com Nora Simpson.

No cinema, muitos filmes da indústria norte-americana de cinema (Hollywood) foram gravados em território australiano, como Scooby DooPriscilla-Queen of the Desert e outros. A música, ópera, teatro e dança  (que também conserva aspectos culturais aborígenes) também merecem destaque.

Um comentário: