sábado, 18 de maio de 2013

O comércio australiano e mais sobre sua economia.

Aprofundando acerca da economia australiana, mas também tratando do seu comércio, observamos que o país tem fortes relações comerciais exteriores, sendo, no ranking do FMI, o 18º principal mercado mundial.

Como já foi citado na postagem anterior, a Austrália teve um grande crescimento econômico após a 2ª Guerra Mundial, tanto no setor industrial quanto no minerador, o que levou a muitos lucros com a exportação e, mais a frente com a consequente formação de um mercado consumidor interno, a necessidade de importar produtos, garantindo um ativo comércio, seja vendendo ou seja comprando mercadorias.

O comércio exterior Australiano, apesar da queda em 2009, vêm em crescimento, segundo recentes dados de 2010.

Como também já foi citado anteriormente, ocorreu, nos últimos anos, uma grande entrada de capital chinês em seu mercado interno, o que já representa cerca de 20% do total de suas importações (47,8 bilhões de dólares). Apesar de tudo, o país também exporta bastante para a China, em 27% do total das exportações (74,2 bilhões de dólares). Em uma visão geral, destacam-se, na importação, as máquinas, metais não-ferrosos e produtos químicos. Já na exportação, minérios, carvão e petróleo.

Apesar de ser um país da Oceania, a Austrália prefere comercializar com países asiáticos, como Tailândia, Coreia do Sul, China e Japão. O Brasil ainda não é um de seus fortes parceiros comerciais, apesar das relações entre ambos os países estarem melhorando, como mostra o gráfico abaixo.

O comércio entre Brasil e Austrália apresenta crescimento.

Fontes e referências:
Arquivos e indicadores econômicos.; da "Brasil Global Net".




Nenhum comentário:

Postar um comentário