sábado, 18 de maio de 2013

Regiões da Austrália

A Austrália é dividida em estados, assim como todo país grande. No entanto, alguns se destacam mais do que outros (bem como as cidades). Para uma rápida compreensão das regiões desse país, haverá comparações com o Brasil, já que nele há diferenças regionais.

Em uma visão simplificada, a divisão australiana é a seguinte:


Apesar de os nomes na imagem estarem em inglês, esses serão apresentados em português. Geograficamente, temos:
  • Nova Gales do Sul (New South Wales na imagem) - Contém Sydney como capital, que é a maior cidade do país, (1/3 da população total) além de outras cidades importantes, como Newcastle. As principais indústrias na Austrália estão situadas a sudeste da região. Devido ao status econômico e à posição geográfica, podemos considerar esse estado como "São Paulo da Austrália".
  • Território do Norte (Northern Territory na imagem) - Possui Darwin como capital, além de ter várias paisagens naturais, como o Ayers Rock (ou Uluri, que é o maior monólito do mundo) e o parque nacional Kakadu. Analogamente, esse estado seria o "Pará da Austrália", pela posição, embora tenha semelhanças com o Amazonas.
  • Austrália Ocidental (Western Australia na imagem) - A capital é Perth, que possui 3/4 da população estadual. Além disso, é o estado australiano mais extenso, embora também seja o menos povoado. Sua área vem sendo usada, principalmente, para extração de ouro e minérios. Pela densidade demográfica, podemos considerar esse estado como "Amazonas da Austrália".
  • Victoria - Tem Melbourne como capital e é o menor estado continental australiano, embora seja o segundo mais populoso. A capital também é a segunda com maior população, e conseguiu se desenvolver com a extração de ouro, além de ser conhecida por "capital cultural australiana" e ter sido a cidade em que surgiu o futebol no país. Economicamente, podemos considerar esse estado como "Rio de Janeiro da Austrália".
  • Austrália do Sul (South Australia na imagem) - Contém Adelaide como capital, que é a quinta cidade mais populosa. Por causa do clima quente e pelo fato de ser o quarto estado populoso, (não por causa da posição geográfica) podemos considerar esse estado como a "Bahia da Austrália".
  • Queensland - A capital, Brisbane, é a terceira mais populosa; e o estado é conhecido por sua Barreira de Corais e possui dias ensolarados, que favorecem a ida às praias. Geograficamente, esse seria o "Ceará da Austrália"; no entanto, algumas características podem o tornar como "Minas Gerais da Austrália".
  • Tasmânia - É o menor estado australiano, que contém Hobart como capital, além de várias atrações ambientais (parques nacionais). De certo modo, podemos comparar esse estado a Fernando de Noronha.
Vale ressaltar, também, que a capital australiana, Canberra, está situada em uma área própria, ("Distrito Federal da Austrália") denominado Território da Capital Australiana, (ACT, como está retratado na imagem) que se situa dentro de Nova Gales do Sul. Além disso, seria bom saber que, durante um bom tempo, Queensland e New South Wales já foram um só estado, que foi dividido após a autorização da rainha Vitória, (na verdade, Queensland se separou de Nova Gales) em 1859.

Charge satirizando a separação de Queensland e Nova Gales do Sul, o que teria motivado o surgimento dos gritos de guerra estaduais


Fontes/Referências:

Nenhum comentário:

Postar um comentário