sexta-feira, 17 de maio de 2013

Economia australiana no mundo

Em uma análise geral, a economia australiana ganhou impulso após a 2ª Guerra Mundial, com o avanço das indústrias na região; embora isso tenha gerado, inicialmente, um monopólio industrial em Sidney e Melbourne. Outras regiões conseguiram obter sucesso industrial, como Vitória e Nova Gales do Sul; o que foi favorecido pela riqueza mineral do território australiano, levando ao rápido desenvolvimento das práticas de mineração no país.

Não só a mineração representa um grande potencial australiano, mas a agricultura contribui muito para a economia do país. O que favorece os lucros na Austrália é a grande diversidade industrial (alimentação, tecnologia de ponta, indústrias de papeis...) e agrícola (uva, trigo, algodão, ...). No entanto, a produção mineral é, de certa forma, mais importante do que as demais, pois o país é um grande exportador de minérios (principalmente diamante, carvão e alumínio).

As palavras destacadas no parágrafo anterior representam alguns dos itens mais importantes na economia australiana, que é a maior produtora de lã e direciona sua tecnologia de ponta aos países da Ásia (mais voltada à exportação). Além disso, o turismo é outra atividade econômica muito relevante, embora atualmente tenha caído com a valorização do dólar australiano, assim como a produção manufaturada.

Charge que demonstra a queda da produção manufaturada na Austrália e a importância da mineração (crédito da charge ao autor; Fonte: Erepublick.com)


Os investimentos na área mineradora são tão grandes que, para desenvolver os demais setores, foi necessária a participação da RBA (Banco da Reserva da Austrália, em português) no incentivo a investir nessas áreas. É também interessante saber que, em 2006, a produção industrial australiana ficou parada, devido a entrada de produtos chineses no mercado interno.

"Nós já chegamos?" é a pergunta que satiriza o possível destino da economia australiana: ser 'devorada' pela China (crédito da charge ao autor; Fonte: 'Rebalancing' economy will be drawn out)

Fontes/Referências:
Vinícius

Nenhum comentário:

Postar um comentário