Em uma análise geral, observamos que existe uma predominância do clima seco (variando em árido e semiárido), apesar da existência do clima tropical (tanto tropical úmido quanto subtropical, mais nas regiões ao Sudeste, Norte e Noroeste) e também do Mediterrâneo (presente no Sul do país).
Partindo disso, logo entendemos mais acerca da vegetação, uma vez que, pela maior presença do clima seco, consequentemente existem mais desertos (com vegetação rasteira) , a partir da erosão que o solo sofre nessas áreas de baixa pluviosidade. Aliás, o clima e solo dessas áreas são tão secos (desfavorecendo a moradia e a agricultura) que as mesmas apresentam os menores índices populacionais do país. Entretanto, também existem florestas tropicais, justamente nas regiões mais úmidas e não à toa mais populosas.
A vegetação rasteira, característica das áreas desérticas australianas, é abundante no território.
E nesse belíssimo e diversificado ambiente australiano, existem milhares de plantas e animais, preenchendo sua flora e fauna, respectivamente, apesar do grande número de espécies com risco de desaparecer, isto é, de extinção.
Fontes e referências:
Aspectos físicos australianos.
Aspectos naturais da Austrália; Por Eduardo de Freitas


Nenhum comentário:
Postar um comentário