domingo, 19 de maio de 2013

Sobre a sua história.

Antes de ser colônia britânica, a Austrália era habitada pelos aborígenes. Nessa época, existiam mais de 500 tribos e 300 dialetos distintos. É interessante analisar que ela já havia sido descoberta por portugueses, espanhóis e holandeses, mas que não se interessaram pelo território. Somente em 1770, o navegador inglês James Cook não apenas o encontrou, como também o reivindicou ao domínio britânico, batizando de Nova Gales do Sul. Entretanto, a colonização só iniciou, de fato, 18 anos depois, em 1788.

De início, eram enviados para a Austrália exclusivamente prisioneiros, processo que foi interrompido cerca de 40 anos depois, quando praticamente todos eles já haviam cumprido os anos de pena e começaram a realmente morar na então colônia, marcando o povoamento na região.

Cartaz do atlas de Nicholas Vallard, provavelmente retratando a costa nordeste australiana. Fonte: Biblioteca Nacional da Austrália


Em 1851, ocorreu um fato marcante: a descoberta de ouro no Sudeste australiano. Tal acontecimento atraiu aventureiros britânicos, chineses e do mundo inteiro, provocando até muitos conflitos pelo minério.

Em 1901 o país se proclamou autônomo do domínio britânico, mesmo que seja evidente que ele só adquiriu uma real independência político-econômica na década de 60, com a exploração de minérios e crescimento industrial que marcaram a expansão econômica australiana.

Fontes e referências:
História da Austrália
História australiana.; por Thais Pacievitch.




Nenhum comentário:

Postar um comentário